BRASIL EM PORTUGUES

Com aviação ainda em queda, Abear aposta em retomada

Queda sobre queda. Este é o cenário da aviação nacional na alta temporada de 2017. Em divulgação de números sobre o mercado, nesta terça-feira, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, mostrou desconforto com o 18º mês consecutivo de retração na demanda da indústria.

"Os números são absolutamente claro", anunciou Sanovicz. "Tenho uma preocupação com os resultados muito difíceis desta temporada em termos de número", disse ao se referir ao comparativo com o já fraco início de 2016.

À época, em janeiro de 2016, a aviação nacional apresentara queda superior a 4% em relação ao mesmo mês em 2015, o que torna ainda mais relevante o recuo na demanda de 1,38% no primeiro mês deste ano.

Com 8,6 milhões de passageiros transportados em janeiro, a queda foi de 2,17% – acompanhando de perto a oferta, que reduziu 2,74%. O movimento contíguo destes dois itens mostra, segundo o consultor técnico da Abear, Mauricio Emboaba, que a estratégia do mercado brasileiro é acertada.

"A indústria tem mostrado maturidade no gerenciamento da oferta, adequando-o à demanda. Os números mostram que eles estão voando com aviões mais cheios, mesmo com a retração da oferta", pontua o especialista. A ocupação em janeiro de 2017 subiu 1,17 ponto percentual, chegando aos 84,36% – marca que se equipara às taxas encontradas em mercados globais…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual