BRASIL EM PORTUGUES

Demanda de voo doméstico é o maior nos últimos dez anos

A demanda por transporte aéreo doméstico cresceu 4,59% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo um levantamento divulgado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta segunda-feira (30). Trata-se do maior nível de demanda para o mês de novembro nos últimos dez anos.

A oferta também registrou aumento no período de 0,6%, frente a penúltimo mês de 2012. Com o resultado de novembro, a demanda doméstica do ano acumulou alta de 0,75%, enquanto a oferta acumulada registrou retração de 3,66% no mesmo período

De acordo com os dados, o número de passageiros transportados no mercado doméstico em novembro de 2013 foi de 7,8 milhões, tendo sido o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 6,5% em relação a novembro de 2012. No período de janeiro a novembro de 2013 a quantidade de passageiros transportados acumulou crescimento de 0,70% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Companhias aéreas

Em relação as companhias aéreas brasileiras, a Azul Linhas Aéreas e a Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento de demanda doméstica em novembro, quando comparadas ao mesmo período de 2012, com alta de 36,45% e 26,03%, respectivamente.

Se consideradas somadas as operações de Azul e Trip, essas empresas registraram crescimento de 18% na demanda doméstica no mesmo período. A TAM registrou queda de 5,89% na demanda doméstica de novembro/2013, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior. A GOL registrou crescimento de 13,58% no mesmo período. Se consideradas somadas as operações de Gol e Webjet, a demanda doméstica de tais empresas apresentou crescimento de 7% no mesmo comparativo…

Fotografia: Enos Moura

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual