BRASIL EM PORTUGUES

Deputados apontam avanços do setor de turismo no Brasil

Durante a sessão solene que comemorou os 50 anos do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o autor do requerimento da sessão, deputado Herculano Passos (PSD-SP), considerou que a Copa do Mundo e as Olimpíadas sediadas no Brasil marcaram um período de novos acordos comerciais e culturais, além de atrair turistas ao País.

O deputado, que também é presidente da Comissão de Turismo da Câmara, destacou ainda a realização do fórum O Futuro do Turismo Internacional "“ Perspectivas Brasil, promovido nesta quarta-feira (16) pela comissão. Segundo ele, o evento mostrou quais são os melhores caminhos a seguir no turismo brasileiro.

Em 2003, o Brasil recebeu 4,1 milhões de turistas, o que gerou 2,3 bilhões de dólares ao País. Em 2015 "“ ano seguinte ao da Copa do Mundo e após as campanhas publicitárias que promoveram o Brasil como destino turístico "“ o número de turistas estrangeiros foi de 6,3 milhões, gerando receita de 5,8 bilhões de dólares.
Nesse mesmo período, as visitas de sul-americanos ao Brasil cresceram cerca de 400%. A expectativa da Embratur, para 2022, é recepcionar 12 milhões de turistas e captar 19 bilhões de dólares.

O deputado Mauro Mariani (PMDB-SC) acredita que a Embratur é capaz de alcançar essas metas se continuar apresentando o mesmo desempenho. Ele ressaltou, no entanto, que o setor do turismo merece mais atenção dos investidores. "Temos que entender que o turismo é fonte de desenvolvimento", disse.

Mauro Mariani afirmou que seu estado é um exemplo da importância do turismo, principalmente em época de crise. "Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, quando a crise estava ainda mais preocupante, Santa Catarina atingiu a maior arrecadação da história", destacou.

O deputado explicou que o fenômeno ocorreu devido ao aumento de turistas sul-americanos que aproveitaram a baixa dos preços brasileiros. "Espero que os números se repitam no final deste ano", concluiu.
Turismo sustentável

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, destacou, em carta enviada à sessão, a importância do setor na geração de empregos e negócios, no desenvolvimento regional e na sustentabilidade. Porém, Maia considerou que a sustentabilidade da área do turismo não está sendo feita da melhor maneira…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual