BRASIL EM PORTUGUES

Disputa pela TAP fica entre donos da Azul e da Avianca

O governo de Portugal informou, nesta quinta-feira, 21, que seguirá em negociações para a venda da companhia aérea estatal TAP apenas com os grupos controladores das empresas brasileiras Azul e Avianca. A terceira proposta, recebida na semana passada, do empresário português Miguel Pais do Amaral, foi excluída hoje pelo governo por não cumprir os requisitos mínimos exigidos no edital.

A partir de agora as negociações avançam com o grupo de investidores liderado pelo empresário David Neeleman, da Azul, e Germán Efromovich, da Avianca. As informações foram divulgadas pelo secretário de Estado das Obras Públicas do governo português, Sérgio Monteiro, em entrevista ao jornal português Expresso. A meta do governo português é fechar a venda da TAP até o fim de junho.

De acordo com o jornal Expresso, as propostas de Neeleman e Efromovich priorizam a capitalização da TAP, com injeção de recursos focados na renovação e expansão da frota, em troca de uma fatia de 61% na empresa. A TAP tem patrimônio lí­quido negativo de cerca de 500 milhões e precisa de uma injeção de capital. Segundo o jornal português, Neeleman propôs um aumento de capital entre 300 milhões e 350 milhões.

Além disso, a compra de 53 aviões de longo curso, ainda não encomendados, e um reforço de ligações da TAP dentro do Brasil. Já Efromovich, ainda de acordo com o Expresso, teria proposto uma injeção de capital de 250 milhões e a entrega de 12 aviões novos para a TAP que a Avianca já tem disponíveis – todos entregues ainda este ano. Ele também teria proposto a renovação da frota da PGA, subsidiária de aviação regional da TAP, após seis meses a tomada de posse…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual