BRASIL EM PORTUGUES

Fluxo de passageiros em Viracopos fica estagnado e iguala índice de 2016

O fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ficou estagnado em 2017. De acordo com dados da concessionária que administra a estrutura, a movimentação no terminal durante o ano passado foi de 9,3 milhões de pessoas, mesmo número registrado em 2016. O índice interrompe uma sequência de queda que vinha desde 2015, mas destoa da movimentação de cargas, que registrou aumento de 20% em um ano.

O ano que registrou o maior número de passageiros em Viracopos continua sendo 2015, quando passaram pelo terminal 10,3 milhões de pessoas. O índice de 9,3 milhões registrado em 2017 só não é menor que os 8,8 milhões de 2012, primeiro ano da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos à frente da estrutura e quando o complexo ainda não havia sido ampliado para receber voos internacionais e mais rotas domésticas. Confira o balanço de todos os anos no gráfico abaixo.

Os dados reúnem o número de pessoas em embarque, desembarque e conexão. De janeiro a dezembro do ano passado, passaram pelo terminal de Campinas 8,7 milhões de passageiros domésticos e 545,3 mil internacionais. Os meses que mais registraram movimentação em Viracopos foram janeiro (903,4 mil), além de março e julho, com 816,5 mil.

Avaliação
Apesar do número estagnado, o balanço de passageiros de Viracopos em 2017 foi positivo, de acordo com o diretor de operações da estrutura, Marcelo Mota. Segundo ele, a interrupção na sequência de queda já sinaliza uma recuperação e, em 2018, o fluxo de pessoas no terminal deve acompanhar o cenário de crescimento da movimentação de cargas, que representa 60% da receita do aeroporto…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual