jQuery
Brasil em Portugues

Fraport assume Aeroporto e inicia primeiras intervenções

02/01/2018

Ações imediatas incluem Wi-Fi de alta velocidade e melhorias nas sinalizações e na iluminação do terminal

Com o certificado operacional provisório em mãos, a Fraport Brasil confirmou que assume hoje (2) o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Nessa terceira e última fase da transição da administração do Aeroporto, a concessionária permanece acompanhada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) por mais três meses. Assim, os empregados da Infraero alocados ao Aeroporto continuarão na condição de contratados da Infraero, mas cedidos à concessionária. Agora, a Fraport aguarda a aprovação do anteprojeto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar as obras de ampliação do terminal.

Segundo a Fraport, logo que assumir os aeroportos de Fortaleza e de Porto Alegre, a empresa iniciará o programa de medidas imediatas para realizar as primeiras mudanças exigidas pelo contrato de concessão, como o Wi-Fi de alta velocidade e melhorias nas sinalizações e na iluminação. “São mudanças que os passageiros poderão sentir já no 1º trimestre de 2018”, informou a empresa. Inicialmente, a Fraport deve investir cerca de R$ 600 milhões nas obras do Pinto Martins, que incluem a ampliação da pista de pouso e decolagem, cercamento do Aeroporto e alargamento das vias de acesso de taxiamento de aeronaves. Durante o período de concessão (35 anos), a empresa pretende investir mais de R$ 2 bilhões no Pinto Martins, segundo a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal.
Mudanças

Diante deste cenário de mudanças na aviação comercial cearense, documento do Ministério dos Transportes informa que a movimentação de passageiros em 20 anos no Aeroporto Internacional Pinto Martins deve ter um crescimento de 82%. O terminal cearense deve receber, segundo o estudo, cerca de 10,2 milhões de passageiros em 2037, em um quadro mais otimista.

“A projeção especificamente de Fortaleza ficou muito aquém do que a gente espera com a chegada do hub da Air France-KLM e Gol em maio deste ano”, acrescenta o engenheiro aeronáutico, Igor Pires. Segundo ele, o movimento no Pinto Martins deve aumentar com o início das operações domésticas e internacionais a partir de 2018. O número é bem inferior ao informado pela Anac, que projetou movimento anual de 29,2 milhões de passageiros em 2047, com a concessão do Aeroporto. “Sem dúvidas, a movimentação aumentará, mas eu achei as curvas de crescimento muito acanhadas”, opina o engenheiro.

Nordeste

Em 20 anos, o Aeroporto continuará a ser o terceiro mais movimentado da região Nordeste, atrás de Salvador (BA) e Recife (PE). De acordo com o relatório do Ministério, o movimento de mais de 10 milhões de passageiros é reflexo de um cenário em que haverá manutenção da rede atual de aeroportos.

“Trata-se de um cenário futuro de operação da rede de aeroportos considerando que o número de aeroportos que atualmente operam voos regulares não se altera com o tempo (108 aeroportos, em 2017, excluindo-se aeroportos que não apresentaram operação constante por mais de quatro meses)”, afirma o documento…

Compartir noticia por email:
Fuente: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/fraport-assume-aeroporto-e-inicia-primeiras-intervencoes-1.1873085

Síguenos en Twitter: @aerolatinnews