jQuery
Brasil em Portugues

Funcionários da Infraero protestam contra privatização do aeroporto de Congonhas

23/08/2017

Funcionários da Infraero fizeram um protesto silencioso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Vestidos de preto, eles criticaram a proposta de um novo pacote de concessões que está sendo estudado pelo governo.

Congonhas é o segundo aeroporto mais movimentado do país. O primeiro é Cumbica, em Guarulhos, que em 2012 passou a ser administrado por um consórcio liderado pela estatal sul-africana de aeroportos, a ACSA.

Segundo o ministro do planejamento, Dyogo Oliveira, a expectativa é arrecadar R$ 5,6 bilhões com a transferência de Congonhas para a iniciativa privada. Já para os funcionários da Infraero, significa colocar em risco toda a malha de transporte aéreo.

Isso por conta do sistema de subsídio cruzado, em que aeroportos superavitários, como Congonhas e Santos Dumont, repassam recursos que ajudam a garantir a infra-estrutura de aeroportos menores, como explica o diretor do sindicato em Congonhas, Severino Macedo.

Só entre janeiro e junho desse ano, o aerporto de Congonhas teve um lucro de R$ 136 milhões, já descontados os repasses do subsídio cruzado. Para Milton Gonçalves, funcionário da Infraero, a concessão significa perder a jóia da coroa…

Compartir noticia por email:
Fuente: http://radioagencianacional.ebc.com.br/economia/audio/2017-08/funcionarios-da-infraero-protestam-contra-privatizacao-do-aeroporto-de-congonhas

Síguenos en Twitter: @aerolatinnews