BRASIL EM PORTUGUES

Governo descarta novas concessões de aeroportos neste ano

O secretário executivo da SAC (Secretaria de Aviação Civil), Guilherme Ramalho, descartou a possibilidade de novas concessões serem anunciadas pelo governo neste ano. «O foco está na entrega do que foi feito», disse o executivo, após participar de evento sobre infraestrutura organizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Ramalho disse que, por enquanto, a SAC está com a atenção voltada para a operação dos terminais que passaram por concessões: Guarulhos, Viracopos, Confins, Galeão, Natal e Brasília. No mesmo evento, o presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz, reivindicou que o governo «aumente e acelere» o programa de concessões, sugerindo a inclusão no processo dos terminais Santos Dumont, no Rio, Congonhas, em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza. «Com esses aeroportos atingimos quase toda a malha», disse Sanovicz. O secretário da SAC disse, entretanto, que além da «entrega» dos aeroportos já passados à concessão privada, a secretaria também está empenhada no programa da aviação regional.

Segundo Ramalho, no segundo semestre deste ano sairão os primeiros editais. O programa de aviação regional do governo federal prevê obras de ampliação e modernização em 270 aeroportos, com investimentos estimados em R$ 7,3 bilhões.

REGIONAIS

A presidente Dilma Rousseff disse na segunda-feira (19) que o governo vai começar em junho o processo de licitação para obras de mais de uma centena de aeroportos regionais que já possuem estudos de viabilidade concluídos. «Nós já concluímos os estudos de viabilidade de 163 aeroportos, e agora estamos na fase de elaboração dos projetos de engenharia», disse Dilma no programa semanal de rádio «Café com a Presidenta». «A partir de junho, começaremos as licitações para as obras, que vão prosseguir ao longo de todo o segundo semestre de 2014.» De acordo com a presidente, o governo já assinou contratos no valor de…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual