BRASIL EM PORTUGUES

Governo recua e revê incentivos para exploração comercial do transporte aéreo por empresas privadas

Pressionado pelos atuais concessionários dos aeroportos, o governo recuou e está revendo os incentivos para a construção e exploração comercial do transporte aéreo regular por empresas privadas. A medida provisória que cria mais um modelo de autorização para a construção de aeroportos privados, diferente do regime de concessão já existente atualmente, foi adiada devido às pressões.

As novas regras facilitariam a construção do terceiro aeroporto paulista, em Caieiras, como propriedade particular. As construtoras Camargo Correa e Andrade Gutierrez já têm pronto um projeto de R$ 5 bilhões para Caieiras.

Segundo interlocutores a par das discussões sobre o tema, a ideia de cobrar uma outorga mínima sobre o faturamento anual dos novos aeroportos perdeu espaço e uma outra proposta está sendo avaliada: a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

Com alí­quota entre 0,5% e 2%, a nova contribuição seria cobrada a partir da movimentação de 500 mil passageiros por ano e os recursos arrecadados seriam destinados ao Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). Além disso, segundo fontes, o governo teria desistido de isentar as empresas do adicional tarifário que incide sobre as taxas de embarque doméstico e internacional.

"A proposta ficou menos atraente e pode inviabilizar o projeto de Caieira", disse um interlocutor do setor privado.

Fontes do governo informaram que a criação do instrumento da autorização para a aviação comercial ainda está na mesa de discussões. Atualmente, o dispositivo é restrito à aviação executiva. O adiamento, segundo essas fontes, tem o objetivo de evitar questionamentos judiciais e eventuais prejuízos aos…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual