BRASIL EM PORTUGUES

Greve de aeronautas no Peru pode afetar voos durante a Copa, alerta federação

Uma assembleia que vai definir a realização de greve por aeronautas e aeroviários do Peru, marcada para o próximo dia 23, poderá afetar o funcionamento da aviação civil no Brasil durante a Copa do Mundo. O alerta foi dado hoje (21), em entrevista à Agência Brasil, pelo presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac), filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Sérgio de Almeida Dias.

Dias informou que os sindicatos dos aeronautas e aeroviários do Peru estão se mobilizando para deflagrar uma greve no período da Copa que, "sem dúvida, irá refletir na LAN [empresa chilena de aviação com filial no Peru] e na TAM [que se associou à empresa chilena]. Estarão presentes na assembleia representantes dos sindicatos do setor de todos os países onde a LAN opera, para definir isso". Ele disse que a estratégia dos trabalhadores peruanos é atingir a Copa no Brasil. "Isso poderá ocasionar tanto o atraso, como o cancelamento de voo", explicou.

Caso a greve seja deflagrada no Peru, os aeroviários e aeronautas brasileiros, irão decidir se aderem ou não ao movimento. Segundo ele, as principais preocupações dos trabalhadores nacionais do setor, no momento, são a convenção coletiva de táxi aéreo de aeronautas e aeroviários e a convenção coletiva de aeroviários, que ainda não foram fechadas. "Isso é o que está causando maior transtorno para ambas as categoria", sinalizou. Na semana que vem, os trabalhadores participarão de…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual