AEROLÍNEAS

Latam conduz recorde de paxs entre Brasil e Espanha

Mais de um milhão de passageiros voaram entre Espanha e Brasil em 2016, número que teve alta de 4,6% na comparação com o ano anterior e representa um recorde para a rota. A Latam Airlines é a grande responsável pela alta. De acordo com cálculos do Presstur a partir de dados da operadora espanhola de aeroportos Aena, a Latam teve aumento de 83% no volume de passageiros transportados do Brasil ao país europeu.

Esses dados mostram que as companhias responsáveis por voos entre Espanha e Brasil (Latam, Iberia, Air Europa, Singapore e Air China) somaram, no ano passado, 1,038 milhão de passageiros nessas ligações, cerca de 46 mil a mais do que no ano de 2015.

Os voos da Latam entre Espanha e Brasil, atualmente tanto de Madri quanto de Barcelona para São Paulo, somaram por sua vez 337,5 mil passageiros, mais cerca de 153,1 mil que no ano de 2015, em que apenas voou de/para Barcelona a partir do terceiro trimestre.

Os dados da Aena não mostram o tráfego por companhias e por rotas, mas a informação disponível indica que tanto a Iberia quanto a Air Europa tiveram quedas.

Vale lembrar que a Iberia seguiu a polí­tica do Grupo IAG de reduzir a oferta de voos de/para o Brasil em reação à crise no mercado no brasileiro. Adicionalmente, teve quebra de passageiros nos voos entre Madri e o Rio de Janeiro, que é a única companhia a operar e que os dados da Aena mostram que teve uma queda de passageiros em 11,2% ou quase 18,6 mil, para 148 mil.

Quanto à Air Europa, que é a única a ter voos regulares entre Madri e Salvador, os dados da Aena mostram que esta rota teve uma queda de passageiros em 9,1, ou 6,2 mil para 61,6 mil…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual