BRASIL EM PORTUGUES

Mercado aéreo brasileiro fica estável em setembro

Setembro foi marcado pela estabilidade no mercado aéreo brasileiro. Segundo dados da Abear divulgados hoje (17) em coletiva de imprensa, no último mês a oferta total de assentos por quilí´metro oferecido retraiu 5% em relação a agosto, enquanto a demanda recuou 1% no período. Com isso, o fator de aproveitamento das companhias aéreas cresceu 3,1 pontos percentuais.

Os dados do valor acumulado nos últimos 12 meses reforçam a tendência de estabilidade do setor aéreo. No período, a oferta cresceu apenas 0,24% e a demanda 0,42%. Porém, em relação aos números da Anac de setembro de 2012, o mercado doméstico registrou crescimento de oferta (3,1%) e de demanda (5,4%), com aumento do fator de aproveitamento de 1,7 pontos percentuais.

Entre as companhias aéreas, a Tam continua com a maior participação de mercado aéreo nacional (40,1%), seguida pela Gol (35,6%), Azul (16,8%) e Avianca (7,4%). No mercado internacional, a Tam também lidera com 88,2% de representatividade entre as empresas nacionais. Os 11,8% restantes são oriundos da Gol.

OBRAS NOS AEROPORTOS
Na coletiva, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, comemorou as obras que estão sendo realizadas em diversos aeroportos do País, mas fez algumas ressalvas. "As reformas nos aeroportos são muito positivas, mas nos preocupamos com os prazos de início e término das mesma", destacou.

Segundo Sanovicz, algumas reformas deixam os aeroportos inutilizáveis em determinados horários, comprometendo voos que precisam ser…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual