BRASIL EM PORTUGUES

Brasil: Ministério do Turismo quer facilitar entrada de turistas durante Olimpíada

O Ministério do Turismo estuda uma forma de facilitar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil, com a criação de um «Passaporte Olí­mpico», que reduziria as exigências para profissionais e turistas. A medida pretende aumentar o número de visitantes já em 2016, quando o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olí­mpicos.

«Qualquer dificuldade para o turista viajar torna a experiência mais desconfortável. A ideia é que possamos estabelecer, de forma antecipada, o que vale por um período, como foi na Copa do Mundo, a facilidade de vistos para profissionais e turistas. A ideia do Passaporte Olí­mpico antecipa [essa facilidade]», disse o ministro Vinícius Lages

Ele discutirá o tema com o Ministério das Relações Exteriores, já que o processo de concessão de visto costuma ter uma lógica de reciprocidade entre países. O tema deve ser apresentado à presidente Dilma Rousseff em reunião na próxima semana que vem.

A medida teria como foco países com mais turistas para o mundo e para o Brasil, com prioridade para os norte-americanos. «Um dos principais mercados são os Estados Unidos. Por isso, teríamos de ter um gesto prioritário, porque os Jogos Olí­mpicos interessam muito a esse público. Claro que não esqueceríamos os demais países tambem. A China enviou 100 milhões de turistas para o mundo em 2014, mas somente 60 mil vieram para o Brasil», lamentou o ministro.

Outro projeto em estudo no ministério é a criação de um Ano Olí­mpico Brasileiro em 2016. O objetivo é incentivar a entrada de turistas fora do período dos jogos. Além disso, durante as Olimpíadas o ministério pretende incentivar os turistas a conhecerem outras partes do Brasil. A proposta é criar um «Brasil Pass», que concederia descontos em passagens aéreas e hospedagem em outras regiões…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual