BRASIL EM PORTUGUES

Moreira Franco: Aviação regional terá R$ 1 bi de subsídio a passagens

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, disse nesta segunda-feira que o governo terá R$ 1 bilhão para subsidiar as passagens aéreas no primeiro ano de operação do programa de aviação regional.

«O governo vai enviar ao Congresso a proposta do subsídio», disse Moreira Franco a jornalistas, após participar de evento na sede da Fiesp, em São Paulo.

O ministro afirmou que 230 aeroportos, dos 270 que integram o programa de aviação regional, já foram visitados pelos projetistas. Em 163 desses terminais, já foram elaborados trabalhos que antecedem a publicação dos editais.

«No início do segundo semestre saem os primeiros editais», disse Moreira Franco.

Segundo o ministro é preciso desmistificar os subsídios. «Subsidio não é ruim desde que seja transparente. Por isso, vamos enviar a proposta para o Congresso», afirmou. Os recursos sairão do Tesouro, disse.

Projetos

O ministro da Secretaria de Aviação Civil afirmou que os projetos de seis aeroportos envolvidos com o plano da aviação regional já estão em fase final de elaboração junto aos projetistas, antes da definição dos editais. Um deles é o de Ribeirão Preto.

Segundo Moreira Franco, o governo quer criar uma malha de 270 aeroportos regionais para ampliar o tráfego e a conexão aérea no país. Para isso, o governo vai alterar a legislação a fim de permitir a aviação comercial em novos aeroportos privados.

Ele citou o caso do terminal de Caieiras, na Grande São Paulo. A construção do empreendimento depende de uma mudança nas normas que regem o setor aeroportuário. Aeroportos públicos para voos comerciais não…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual