AEROPUERTOS

Movimento de passageiros cresce 10% em Val-de-Cans

O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA) registrou alta de 10% na movimentação de passageiros em fevereiro. No total, mais de 268,6 mil viajantes utilizaram o terminal paraense, uma diferença de aproximadamente 24,3 mil passageiros em relação ao mesmo período de 2018. Já o fluxo de aeronaves cresceu 7% com 2,9 mil operações de pousos e decolagens, ante os 2,7 mil voos comerciais computados no ano passado.

O balanço positivo também pode ser percebido no acumulado do primeiro bimestre deste ano, que apresentou um acréscimo de 6,6% nas operações do aeroporto com 599 mil pessoas transportadas, 37 mil a mais que as 561 mil contabilizadas no mesmo período de 2018. Além disso, a quantidade de voos teve um incremento de 1,8% – foram 6,1 mil operações de pousos e decolagens, contra os 6 mil computados nos dois primeiros meses de 2018. Os números colocam o aeroporto como o mais movimentado da região Norte em quantidade de passageiros transportados, ocupando o 5º lugar no ranking da Rede Infraero.

Para o superintendente de Val-de-Cans, Fábio Rodrigues, a consolidação da malha aérea belenense com as novas opções de destinos diretos confirmam as expectativas dos operadores aéreos. “As duas rotas da Azul inauguradas em fevereiro, ligando Belém a Campinas, apresentaram já no primeiro mês, uma taxa de ocupação de aproximadamente 90%. Vale frisar que os nossos números operacionais estão aumentando desde abril de 2018, e a estimativa é manter a tendência de crescimento ao longo de 2019”, destacou.

O gestor acrescenta ainda que a infraestrutura e os serviços do aeródromo estão prontos para atender toda a demanda, com alto nível de segurança e conforto. “Hoje os nossos passageiros contam com um terminal completamente preparado para bem atendê-los, com sistema de climatização totalmente operacional, Wi-fi gratuito por até uma hora, banheiros reformados, preço acessível em lanches e na primeira hora do estacionamento”, explicou.

Com capacidade para receber até 7,7 milhões de passageiros por ano, o terminal belenense opera uma média diária de 100 voos entre pousos e decolagens comerciais regulares, de sete companhias aéreas (Avianca, Azul, Gol, Latam, MAP, Surinam e TAP). As rotas interligam Belém a diversos destinos brasileiros – Congonhas, Campinas e Guarulhos (SP); Recife (PE); Brasília (DF); Macapá (AP); Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro (RJ); Confins (MG); Manaus (AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT). Já os voos internacionais ligam a capital paraense à Europa, aos Estados Unidos, ao Suriname e à Guiana Francesa.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual