BRASIL EM PORTUGUES

Movimento no Galeão é recorde no dia seguinte à final da Copa

A volta para casa um dia após a final entre Alemanha e Argentina fez o movimento aéreo no aeroporto Galeão, no Rio, bater novo recorde. Estima-se que até o fim de ontem mais de 800 pousos e decolagens, entre jatos executivos e aeronaves de linhas regulares, tenham sido contabilizados. O recorde anterior, de 715 movimentos em um único dia, foi registrado no terminal carioca durante os Jogos Pan-Americanos, em 2007.

A marca de 715 movimentos no Galeão foi superada às 16h30m de ontem, segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão ligado ao Ministério da Aeronáutica responsável pelo controle do tráfego aéreo. O balanço final será divulgado nesta terça-feira.

Na avaliação do coronel Ary Bertolino, chefe do CGNA, o recorde carioca poderá ser também um recorde das Copas. Na Copa de 2010, na África do Sul, o dia seguinte à final teve 807 movimentos no aeroporto de Johanesburgo. Na Copa de 2006, na Alemanha, foram 817 pousos e decolagens no principal aeroporto do país.

A expectativa é que, somados os movimentos dos aeroportos de Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá, a cidade do Rio de Janeiro tenha registrado mais de mil movimentos aéreos na segunda-feira.

Possivelmente, o número será maior que o contabilizado em São Paulo, em 9 de julho, quando houve a semifinal entre Argentina e Holanda. Naquele dia, foram 1.564 movimentos nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Campo de Marte. Até agora, essa foi a maior marca registrada em um único dia e em uma única cidade ou região metropolitana durante a Copa de 2014.

NÚMERO DE PASSAGEIROS CHEGA 16,7 MILHÕES

Apesar dos recordes, a demanda ficou aquém da oferta. Considerando apenas a aviação geral (jatos executivos), foram ofertados 135.892 slots (permissões para pouso e decolagem) nos 21 aeroportos que atenderam as 12 cidades-sede no período da Copa. Mas apenas 73.685 foram de fato usados. No Galeão, apenas a metade dos 10.416 slots à disposição foram alocados…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual