BRASIL EM PORTUGUES

Novos acessórios ajudam viajantes a rastrear bagagens e localizar malas extraviadas

A angústia de ver a bagagem desaparecendo pelas esteiras do check-in e não encontrá-la no aeroporto de chegada e o receio de ter as malas extraviadas ou perdidas são comuns entre muitos viajantes. Não é Ã toa que, em recente pesquisa da empresa de informação para o setor de aviação FlyView, 53% dos viajantes declararam que pagariam uma taxa extra às companhias se pudessem rastrear sua bagagem em tempo real.

O surgimento de novas tecnologias para localização de bagagens, no entanto, tem ajudado a evitar, ou minimizar, os efeitos do extravio. Na Delta Air Lines é possível fazer o rastreamento da bagagem, do check-in à esteira (sem pagar por isso), pelo aplicativo para celular Fly Delta. Basta informar o código na etiqueta de bagagem colocada pela companhia.

Há ainda formas de se rastrear as bagagens sem precisar recorrer às empresas, que, normalmente, só disponibilizam a função depois que as malas já foram extraviadas. Acessórios que utilizam sinal GSM, o mesmo de celulares, já estão disponíveis no mercado.

O TrakDot, por exemplo, pesa apenas 90g e, instalado dentro da mala, informa, através de SMS e email, a localização exata da bagagem. O rastreador é automaticamente desligado dentro dos aviões e ligado novamente no pouso, já que a troca de dados é proibida na maioria dos voos. Segundo Arthur Elias, diretor da empresa no Brasil, dados GSM estão em quase todos os aeroportos pelo planeta.

"” Antenas que fornecem este sinal só não estão presentes no Japão e na Coreia do Norte. A última localização da bagagem estará sempre disponível "” afirma.

O LugLoc funciona de forma semelhante só que, em vez de o usuário receber mensagens de texto, acompanha a localização da bagagem em um aplicativo. Além disso, é carregado com um dispositivo USB, diferentemente do TrakDot, que usa pilhas AA. Ambos só podem ser comprados pela internet…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual