AEROPUERTOS

Pista do aeroporto de Araguari é parcialmente reaberta

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma portaria no Diário Oficial da União de segunda-feira (4) que suspende parcialmente uma medida cautelar que havia sido aplicada ao aeroporto de Araguari. A pista funcionava para pousos e decolagens de aeronaves de pequeno porte para passageiros, mas foi fechada no ano passado por não apresentar condições de trafegabilidade.

Com a publicação, voltam a ser permitidas as operações de aeronaves de asa fixa com propulsão convencional ou turboélice. Já as operações de pouso na pista de aeronaves a turbojato continuam proibidas.

A suspensão parcial é válida pelo prazo de 120 dias para que sejam comprovadas as condições de operação definidas durante análise de técnicos da Anac. Em caso de descumprimento, após o prazo a medida administrativa volta a valer integralmente.

Fechamento
De acordo as informações da Prefeitura Municipal, o fechamento da pista por tempo indeterminado ocorreu devido a problemas estruturais. Técnicos do setor de Aviação da União fizeram uma vistoria no local e detectaram que o aeroporto estava sendo utilizado como acesso por pessoas e animais que trafegavam cortando a pista de um bairro para outro, o que indicava perigo iminente de acidentes com aviões em pousos e decolagens.

Na semana passada, representantes do Executivo foram até Brasília e apresentaram informações junto à Gerência de Controle e Fiscalização da Anac sobre as medidas que foram realizadas no interior do aeroporto, solicitando a liberação da pista para pousos e decolagens. Entre as mudanças estavam limpeza lateral e na pista, abertura de valeta e colocação de cercas para evitar a passagem de pessoas e animais no local…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual