AEROPUERTOS

Primeiro ano da Fraport em Fortaleza terá movimentação recorde

O vai e vem de pessoas, bagagens e carrinhos no saguão do Aeroporto Internacional Pinto Martins e de aeronaves no pátio nunca foi tão frenético. Entre o desconforto causado pelas obras de reforma e ampliação e a operação do terminal, o primeiro ano da administração da Fraport já fica marcado pelo recorde de movimentação de passageiros – de voos domésticos e internacionais – em Fortaleza.

Apesar de os números oficiais do ano passado ainda não estarem consolidados, estudos da própria Fraport estimam encerrar 2018 com tráfego de 6,6 milhões de pessoas. Isto é quase 14% a mais que em 2017 (5,8 milhões), quebrando o recorde de 2014, ano em que a Capital recebeu jogos da Copa do Mundo e 6,3 milhões de viajantes passaram por Fortaleza. De acordo com dados da concessionária, o tráfego na Capital já deu um salto de 10,3% no acumulado de janeiro a novembro frente a igual período de 2017.

Conforme estudos de demanda da empresa alemã, a movimentação de passageiros na Capital deve chegar à casa dos 9 milhões até 2023, somando um crescimento de 36% do tráfego em cinco anos. Antes disso, a concessionária ainda estima alcançar o patamar de 8,1 milhões de pessoas em 2021 – o tráfego deve dar um salto inicial maior nos primeiros anos e, depois, crescer a um ritmo moderado de forma mais constante.

Há exatamente um ano, a Fraport assumia a dianteira da administração do Pinto Martins, então sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), com a promessa de investir mais de R$ 1 bilhão no terminal. Desde então, o aeroporto passa por uma reforma simultânea ao crescimento do tráfego de passageiros, principalmente após a instalação do hub das companhias Air France-KLM e Gol em maio.

Investimentos

A ampliação do tráfego observada no ano passado está diretamente relacionada ao aumento dos voos realizados na Capital. Fomentados pelos incentivos fiscais propostos pelo Governo do Estado no âmbito da disputa pelo hub da Latam no Nordeste, a Gol e o grupo Air France-KLM inauguraram em maio um hub na Capital, com ampliação de 35% das rotas domésticas e novos voos à Europa, que serão diários em abril deste ano.

Embora menor que o projeto inicial, a Latam reagiu e também expandiu sua presença na Capital em agosto, com o acréscimo de 28 voos domésticos e mais quatro frequências semanais aos Estados Unidos, atendendo ao mínimo requerido pela legislação estadual para usufruir da isenção fiscal. Outras novidades foram os voos para o Panamá, com a Copa Airlines, e o acréscimo de uma rota para Frankfurt (Alemanha) pela Condor…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual