BRASIL EM PORTUGUES

Privatizado, aeroporto do Galeão mostra sinais de recuperação

Há três anos seguidos, Changi, de Cingapura, é eleito o melhor aeroporto do mundo. Tem uma arquitetura espetacular, jardins, cinemas, piscina, lojas, restaurantes de todos os tipos, supermercado, áreas de lazer para adultos e crianças e até borboletário. Tudo para que os viajantes possam se divertir e não sintam o tempo passar. Não que precisem esperar muito: entre desembarque, retirada de malas e imigração gastam-se cerca de 20 minutos. E olhem que estamos falando de um aeroporto que tem movimento anual de mais de 54 milhões de passageiros.

Não há termos de comparação entre Changi e o nosso Tom Jobim, que não chega a movimentar 20 milhões e é alvo de críticas constantes, mas uma linha de esperança e de experiência une os dois aeroportos. É que a operadora do Changi faz parte, junto com a Odebrecht Transport e a Infraero, do consórcio que cuidará do Galeão pelos próximos 25 anos. O parentesco já se percebe nas páginas da internet de ambos, quase iguais. E, se ainda não há grandes modificações estruturais à espera dos passageiros que chegam ou saem do Rio, muito já mudou desde que a RioGaleão assumiu a sua operação, em agosto passado.

Pequenos detalhes podem fazer diferença. Banheiros limpos, fraldários com produtos Granado para os bebês, carrinhos recuperados, lâmpadas trocadas, escadas rolantes funcionando, paredes pintadas, internet rápida, instalações bem cuidadas, plantas e móveis de madeira com almofadas coloridas "” tudo isso tem feito com que os viajantes se sintam mais bem acolhidos.

Outra mudança bem-vinda é a quantidade de novas lojas, lanchonetes e cafés em funcionamento. Até abril do ano que vem serão 55 novos estabelecimentos comerciais, mas 43 já foram inaugurados. A seleção tem uma pegada carioca bastante adequada a um local de trânsito turístico: lá estão as peças ecologicamente corretas de Maria Oiticica, as bolsas de Gilson Martins, as joias de Francesca Romana Diana, que reproduzem as calçadas de Ipanema e Copacabana, e mais o artesanato esperto da Gatos de Rua, os chocolates da Q e da Katz e a coleção de produtos das Olimpíadas de 2016…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual