BRASIL EM PORTUGUES

Roubo de passaportes brasileiros cresce 111% em quatro anos

Nos últimos quatro anos, o número de roubos e furtos de passaportes brasileiros cresceu 111%, de acordo com dados da PF (Polí­cia Federal). Mesmo assim, as autoridades garantem que isso não representa risco à aviação civil porque o passaporte brasileiro é um dos mais seguros do mundo.

De acordo com a PF, 271 passaportes foram roubados em 2010 no Brasil. Já em 2013, foram registrados 573 roubos e furtos do documento.

O crescimento está associado ao número também crescente de emissões de novos passaportes.

A PF garante que os itens de segurança do passaporte brasileiro impedem que uma pessoa utilize um documento roubado ao embarcar em uma viagem internacional e, por isso, o documento não é alvo dos contraventores.

O debate sobre a segurança nos voos voltou à tona após a confirmação de que pelo menos dois passageiros usaram passaportes roubados para embarcar no voo MH370 da Malaysia Airlines1, que desapareceu no último sábado (8).

Mesmo com o número crescente de roubos do documento, o especialista em aviação civil e professor da UnB (Universidade de Brasília), Adir da Silva, diz que é "extremamente difícil" alguém usar um passaporte brasileiro roubado.

Segundo o especialista, depois que os documentos passaram a ter os chips de identificação, o procedimento de checagem ficou muito mais rigoroso.

"” Não vou dizer que o risco é zero, sempre existem artifícios. Mas seria muito difícil e o risco de alguém embarcar com passaporte que não é dele é muito baixo. As chances são muito reduzidas, tendendo a zero.

Isso porque o passageiro passa por três sistemas de verificação do documento. De acordo com o professor, antes de fazer o check-in o passaporte é conferido. Depois, a…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual