BRASIL EM PORTUGUES

Segurança aérea no Brasil não é preocupação, dizem especialistas

Em 2014, 802 pessoas morreram em desastres com aviões. É o segundo pior ano da história da aviação civil. Mas a segurança aérea no Brasil não deve ser preocupação, defendem entidades e especialistas.

Uma aeronave operada pela Air Algérie decolou ontem de Burkina Fasso, país da costa oeste da África, à 1h17min pelo horário local. Deveria ter aterrissado em Argel, capital da Argélia, às 5h10min, horário local. Não chegou. A queda foi confirmada. Nele, estavam 116 passageiros a bordo. Em uma semana, três aviões caíram pelo mundo, o que reabre o debate sobre a segurança aérea. Especialistas e entidades ouvidas pelo O POVO afirmam que o transporte aéreo comercial não é perigoso e que o espaço aéreo brasileiro é seguro.

Conforme a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que congrega TAM, Gol, Azul e Avianca, a segurança é uma preocupação básica das empresas. "O último acidente com vítimas no País (Brasil) aconteceu em 2011, quase cinco anos após o registro anterior, em 2007. Em 2012 e 2013, a aviação comercial no Brasil transportou mais de 220 milhões de passageiros em aproximadamente 2,2 milhões decolagens domésticas e internacionais, sem qualquer fatalidade", afirmou em nota ao O POVO.

No mundo, em 2014, até agora, já foram 802 mortos na queda de cinco aviões, conforme dados da International Civil Aviation Organization (Icao). É o segundo pior ano da história da aviação civil, atrás de 2005, quando morreram 824 mortos.

A entidade ressalta ainda que a média de idade da frota nacional é uma das menores do mundo, com 6,7 anos de idade. Por exemplo, a United e da Delta (ambas dos EUA), têm, respectivamente, 13,4 e 16,4 anos de idade. Dados de até o final do ano passado. "A aviação continua sendo o meio mais seguro de transporte e atravessa, estatisticamente, um dos períodos mais seguros da história", disse a entidade.

A International Air Transport Association (Iata) também se posicionou sobre esses dias trágicos para a aviação. Relembrou que, em 2013, mais de três bilhões de pessoas voaram no mundo. Houve 210 mortes…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual