BRASIL EM PORTUGUES

Transporte aéreo de cargas continua a desacelerar, aponta Iata

O crescimento do transporte aéreo de cargas continuou a desacelerar em junho, informou a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata). A guerra comercial é um dos motivos do crescimento menor do segmento, que avançou 2,7% em junho ante mesmo período do ano passado, bem abaixo dos 4,7% de expansão média no primeiro semestre de 2018.

Já a capacidade no setor de frete aumentou 4,1% em junho, sendo agora maior do que o crescimento da demanda.

Para a Iata, a baixa no volume de cargo aéreo se explica pelo fim da renovação de estoques, por exemplo. A entidade aponta também desaceleração estrutural nas condições comerciais globais. As encomendas recebidas pelas fábricas para exportações estão agora no negativo na China, Japão e nos Estados Unidos, grandes produtores globais.

Outro elemento que contribuiu para a menor expansão no frete internacional de cargas foi a paralisação temporária das atividades da Nippon Cargo Airlines na segunda metade de junho.

«O transporte de cargas continua a ser um negócio difícil e com riscos aumentando», afirmou o diretor-geral da Iata, Alexandre de Juniac. Para ele, embora o segmento esteja protegido da disputa envolvendo elevação de tarifas no comércio global, uma escalada nas tensões entre os países afeta a produção …

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual