BRASIL EM PORTUGUES

Vice-presidente dos EUA encontra-se com Dilma e Temer nesta sexta

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegará nesta quinta-feira (30) a Brasília, onde se encontrará com a presidente Dilma Rousseff e com o vice-presidente Michel Temer, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores. Biden está na América Latina desde domingo (26) para visitas a Colí´mbia, Brasil e Trinidad e Tobago.

Joe Biden chegará na tarde desta quinta-feira e não terá compromissos oficias, segundo previsão do Itamaraty. Sua reunião com a presidente Dilma está prevista para às 10h desta sexta-feira (31), no Palácio do Planalto.

Com Dilma, o vice americano deverá tratar de energia e de biocombustíveis. No Rio de Janeiro nesta quarta-feira (29), o vice-presidente disse que os EUA têm reservas de gás de xisto que podem atender ao Brasil e que, em contrapartida, gostaria de colaborar na exploração de fontes energéticas em áreas profundas.

Entrará também na pauta a ampliação do programa do governo federal brasileiro de concessão de bolsas de estudo no exterior, o Ciências Sem Fronteiras. Os Estados Unidos são o principal parceiro do programa, com oferta de 5.028 bolsas e graduação e pós-graduação, segundo dados de fevereiro de 2013 do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Joe Biden e Dilma deverão ainda tratar do negócio fechado em fevereiro entre os EUA e a empresa de aviação brasileira Embraer. O Brasil assinou contrato com a Força Aérea dos Estados Unidos para venda de 20 aeronaves A-29 Super Tucano, no valor de US$ 427 milhões, que serão utilizadas em missões militares no Afeganistão.

Após se reunir com Dilma, Joe Biden se encontrará com o vice brasileiro, Michel Temer, no Palácio Itamaraty. Eles almoçarão juntos e, em seguida, farão uma declaração à imprensa.

Rio de Janeiro

A passagem de Biden pelo Brasil começou no Rio de Janeiro. Ele chegou à capital fluminense nesta terça-feira (28) acompanhado de sua esposa, Jill Biden. Nesta quarta-feira, discursou no Píer Mauá, Zona Portuária do Rio, e afirmou que 2013 marca uma nova era na relação Brasil-Estados Unidos.

Jill Biden visitou um projeto social na comunidade do Cantagalo-Pavão Pavãozinho, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual