BRASIL EM PORTUGUES

Viracopos negocia prazo para evitar multa

O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), funcionará com apenas um terço de sua estrutura durante a Copa. Só voos das delegações de seleções, de autoridades e da TAP – que opera a linha Brasil-Portugal – usarão a estrutura. Voos domésticos da Azul, TAM e Gol serão realizados no antigo terminal, que passou por melhorias, mas será totalmente desativado após os jogos.

Cerca de 8 mil homens trabalham dia e noite para que o prédio fique pronto até 11 de maio, prazo estipulado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). De fora, a impressão é que será impossível concluir até lá os 10% que faltam. A obra é a maior e mais complexa dos três primeiros aeroportos brasileiros assumidos pela iniciativa privada, no primeiro leilão de concessões, em fevereiro de 2012.

Um novo terminal com capacidade para 22 milhões de passageiros foi erguido, com edifício-garagem para 4 mil vagas, área de taxiamento e pátio com 35 posições para aeronaves e 28 pontes de embarque. Mas tudo ainda está em obras e não está descartada a realização de trabalhos internos na parte do terminal que ficará fechada na Copa.

Dos três píeres projetados (um para voos internacionais e dois para domésticos), só um vai funcionar na Copa. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, formada pela Triunfo Participações, UTC Participações, Infraero e Egis Airport Operation, garante que entregará todo o prédio pronto.

Multa

Porém, o grupo negocia prazos com o governo para que não seja aplicada a multa prevista por atraso, de R$ 150 milhões, mais R$ 1,5 milhão por dia. Pelo cronograma oficial, o atraso é de mais de um mês.

Em fevereiro, quando deveria estar com 90% das obras concluídas, o índice de execução era de 85%. Menos de um mês para o prazo final, falta a cobertura, todo o acabamento externo, o pavimento dos acessos e a conclusão do edifício-garagem.

Em nota, a concessionária informa que a obra está na fase de acabamento. Diz ainda que, apesar de todo o terminal estar em condição de funcionar dia 11, a transferência das companhias Azul, TAM e Gol para a nova estrutura depois da Copa foi opção delas.

«Os píeres (B e C) também estarão prontos, mas as companhias domésticas preferiram transferir as operações após a Copa», diz a nota. O prazo é até 5 de outubro. A concessionária acredita que não haverá problemas na operação dos dois terminais (o novo e o velho) durante a Copa e que atenderão «tranquilamente» a demanda dos voos domésticos. «A demanda de torcedores não será muito alta, pois Campinas não é cidade-sede de jogos», informa a nota.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual