BRASIL EM PORTUGUES

Viracopos pode ser primeiro aeroporto devolvido ao governo

Com dois de seus principais acionistas em dificuldade financeira, a Aeroportos Brasil Viracopos pode ser a primeira concessionária do setor a devolver a concessão ao governo. A decisão será tomada na sexta-feira, em assembleia extraordinária de acionistas, convocada para deliberar sobre o futuro da empresa. São três as opções em pauta: devolução amigável, recuperação judicial ou recuperação extrajudicial. Qualquer uma das saídas será inédita entre concessões de aeroportos, que passaram às mãos da iniciativa privada de 2011 a 2013, e mostra a gravidade da crise pela qual o setor passa.

O primeiro aeroporto, o de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, foi concedido em 2011. No ano seguinte, os aeroportos de Viracopos, em Campinas, Guarulhos e Brasília foram licitados. Em 2013, foi a vez de Galeão e Confins (em Minas Gerais). Com a recessão e as investigações da Lava-Jato, sócios dos seis terminais passaram a enfrentar queda na receita e entraves no financiamento. Três deles conseguiram equacionar o problema, seja atraindo investidor externo (Galeão) ou por meio de rearranjo societário entre os acionistas (Brasília e São Gonçalo do Amarante). Os demais continuam a buscar uma solução.

Viracopos está em pior situação. A Infraero tem 49% do aeroporto. Os 51% restantes estão divididos entre três sócios: UTC (com 45% do consórcio privado), Triunfo (45%) e a francesa Egis (10%). A UTC pediu recuperação judicial este mês. A Triunfo pediu recuperação extrajudicial (negociação direta com o credor)…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual