AEROPUERTOS

Viracopos registra menor fluxo de passageiros em seis anos de janeiro a maio

Segundo a concessionária, movimentação no terminal nos cinco primeiros meses do ano foi de 3,6 milhões, o menor índice desde 2013. Cargas têm maior número desde 2014.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou o menor fluxo de passageiros de janeiro a maio nos últimos seis anos. De acordo com dados da concessionária que administra a estrutura, nos cinco primeiros meses do ano, passaram pelo terminal 3,6 milhões de pessoas, índice mais baixo que o de 2013, o menor até então, com 3,8 milhões de passageiros. Por outro lado, a circulação de cargas bateu recorde positivo e atingiu o maior número desde 2014, com 89,9 mil toneladas movimentadas no período, entre exportações, importações e remessas expressas.
O fluxo de passageiros ainda registrou queda de 8,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a movimentação foi de 3,9 milhões. O ano com maior circulação de pessoas nos cinco primeiros meses foi 2015, com 4,3 milhões de passageiros. Em maio deste ano, estiveram em trânsito pela estrutura 712,2 mil pessoas. O mês com maior índice foi janeiro.

Os 712,2 mil passageiros registrados em maio também foram o pior índice do mês em seis anos. Antes, o número mais baixo havia sido em 2013, com 770,1 mil pessoas em circulação pelo terminal, entre voos domésticos e internacionais. A justificativa da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos para a queda continua sendo a crise econômica.
O presidente Gustavo Müssnich afirmou por telefone ao G1 que a projeção é de que o cenário de diminuição do fluxo permaneça e o terminal feche o ano com 9 milhões de passageiros, número que seria o menor desde 2012 – antes da expansão e primeiro ano de concessão da Aeroportos Brasil.
Para tentar reduzir os impactos da queda e melhorar a circulação de pessoas, a concessionária confia na abertura dos voos de Campinas para Paris no segundo semestre e do aumento da frequência para Lisboa. Todos os trajetos são operados pela Azul Linhas Aéreas…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual