BRASIL EM PORTUGUES

Viracopos: segurança é reforçada

O Aeroporto Internacional de Viracopos aumentou os mecanismos de inspeção de cargas com três aparelhos de raio-x, cães farejadores e equipamentos de detecção de trações de explosivos e de substâncias químicas consideradas de alto risco. Com esse novo investimento, a partir desta semana Viracopos se torna o único terminal do País a inspecionar 100% da carga que entra no Terminal de Cargas para a exportação. A inspeção ocorrerá tanto nos cargueiros quanto nos voos de passageiros que levam cargas de porão juntamente às bagagens.

De acordo com o aeroporto, a elevação do rigor na fiscalização visa redução de riscos por causa das ocorrências recentes de atos de terrorismo praticados contra a aviação civil mundial, além de reforçar a segurança em virtude da aproximação dos Jogos Olí­mpicos do Rio de Janeiro.

«Hoje, com exceção dos EUA, onde é obrigatória a inspeção na origem, a inspeção de cargas em aeronaves que vão para outros países, como para a Europa, por exemplo, deixa a desejar. O passageiro de voos comerciais não sabe o que as aeronaves levam no porão. Isso é gravíssimo», disse gerente de Segurança de Viracopos, Samuel Conceição da Silva.
O Teca (Terminal de Carga) de Viracopos é o maior do País em volume de carga importada (é responsável por movimentar cerca de 40% de toda carga aérea importada do Brasil, segundo a assessoria).

O sistema prevê que a Receita Federal e a Polí­cia Federal tenham acesso simultâneo às imagens de todo o processo de inspeção de cargas. Hoje, são pelo menos 110 câmeras de segurança instaladas no Terminal de Cargas…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual