BRASIL EM PORTUGUES

Vocalista do Iron Maiden dá dicas sobre negócios

"Para uma startup chamar a atenção, ela precisa ter boas ideias e ser realista. Precisa ter fãs e não clientes." É o que garante Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden e um dos principais palestrantes da sétima edição da Campus Party Brasil. Mas o que heavy metal tem a ver com tecnologia? Além de ser um dos maiores rockstars do mundo, Dickinson também é investidor-anjo (isto é, especializado em financiar startups) e empreendedor – ele é dono de uma companhia aérea e de uma escola de aviação na Grã-Bretanha. Bruce veio a São Paulo falar aos campuseiros sobre seus negócios e dar dicas de empreendedorismo.

Falou sobre seu envolvimento com o empreendedorismo e o fato de ter investido em seus próprios negócios apenas depois de já ter se tornado famoso com o Iron Maiden. "Meu pai era um empreendedor. Acabei virando cantor, o que foi insperado para minha família", disse. A ideia de empreender na área de aviação, segundo ele, surgiu após ver a falência de uma companhia aérea da qual era piloto. "Entrei num projeto com meus companheiros da companhia aérea. Criamos um negócio muito mais simples, e acreditamos que era melhor assim. Estamos quase dando lucro neste momento", diz.

A Cardiff Aviation recebeu 500 mil libras de investidores e mais 500 mil do governo inglês. "É um negócio difícil porque envolve muita engenharia. Reduziremos nossos custos em 70%. A Embraer é incrível, mas a Cardiff tem um modelo de negócios 360 graus, de maneira que nós cuidamos de tudo."

Durante sua apresentação no palco da Campus Party, porém, Bruce fez diferente e usou a estratégia da sua banda como exemplo do principal ponto defendido em sua apresentação: a importância do relacionamento com o consumidor.

"Ninguém quer ter clientes. Eu odeio clientes porque eles têm escolha, podem sempre ir para outro lugar. Precisamos ter fã", disse Bruce. Segundo ele, as empresas precisam criar uma relação próxima com seus consumidores, como uma banda. "Você não vende um produto, você vende um relacionamento com o consumidor."

É por isso, diz ele, que mesmo com a crise na indústria fonográfica, o Iron Maiden não perdeu receita. Em vez disso, a banda procurou criar outras fontes de renda, como a venda de camisetas e, mais recentemente, o lançamento de um selo…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual