BRASIL EM PORTUGUES

A 21 dias da Copa, Fifa acompanha simulação em terminal de Viracopos

O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, que será usado para o embarque e desembarque das delegações durante a Copa do Mundo, passou por teste operacional na tarde desta quinta-feira (22) em Campinas (SP). Além de uma comitiva da Fifa, ao menos 100 profissionais, entre eles integrantes de órgãos ligados à aviação civil, Polí­cia e Receita Federal, participaram da simulação que também incluiu avaliações sobre a estrutura do atual terminal. Por contrato, a expansão deveria ter sido entregue em 11 de maio, mas houve atraso e novo cronograma será elaborado, de acordo com a concessionária responsável.

Durante três horas, o grupo responsável pelos testes passou por obras do píer A, onde está prevista a passagem de sete seleções no Mundial. Uma aeronave foi usada para verificar tempo de duração e as formas de deslocamento dos passageiros, da chegada das aeronaves até a saída do aeroporto, e também houve uma avaliação do atendimento prestado a um suposto passageiro que passou mal no local, com apoio de viaturas do Samu e também do Corpo de Bombeiros. O raio-X empregado pela Receita também foi verificado.’Dentro do esperado’
Sem revelar detalhes do simulado, a assessoria de imprensa da Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou ao G1 que um técnico acompanhou os trabalhos e as áreas avaliadas em Viracopos atendem à demanda de delegações, chefes de estado e autoridades.

Durante a Copa do Mundo, a PF terá reforço de 35 profissionais em Viracopos, Receita Federal (12), Ibama (11) e Anac (12), informou o governo. Segundo a SAC, seleções, autoridades e representantes dos organizadores vão percorrer áreas restritas ao restante do público «para evitar tumultos e garantir a tranquilidade no deslocamento dos turistas e cidadãos brasileiros».

Em visita a Viracopos na semana passada, o ministro da SAC, Wellington Moreira Franco, afirmou que o aeroporto de Campinas tem duas funções durante a Copa do Mundo. Além de ser referência para os voos de sete seleções, oferecer vagas de estacionamento para…

Foto: Frederico Andrade/Aeroportos Brasil Viracopos

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual