BRASIL EM PORTUGUES

Aeroporto terá «puxadinho» de R$ 3,5 mi lhões para a Copa

O Aeroporto Pinto Martins terá um terminal provisório durante a Copa, segundo anunciou o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, em visita a Fortaleza. A estrutura, que funcionará de maio a julho, custará R$ 3,5 milhões. O "puxadinho" foi a solução encontrada para atender a demanda ante o atraso das obras do novo terminal de passageiros, que deveriam ser entregues para o mundial, mas estão com apenas 25,1% de conclusão. Segundo o ministro, Fortaleza é a cidade-sede cujas obras do aeroporto estão mais atrasadas "“ ao lado do Rio de Janeiro.

O edital de contratação do equipamento foi publicado no Diário Oficial da União de ontem. O detalhamento do projeto mostra que a estrutura de 1.200 m², com quatro portões de embarque, será coberta por tendas e refrigerada por centrais de ar-condicionadas. Também constam no edital, contêineres sanitários, cafeteria, sistema de som e sistema de vigilância. A obra temporária será desmanchada após a Copa, no fim de julho.

"O ideal seria que não estivéssemos vivendo essa situação, mas o que importa agora é garantir que Fortaleza vai dar um tratamento adequado aos brasileiros e estrangeiros durante a Copa. Infelizmente (as obras do Aeroporto) estão muito atrasada", afirmou Moreira Franco. Ele também destaca que marcou outra visita ao Pinto Martins para daqui a um mês. Segundo ele, o valor arrecadado com estabelecimentos comerciais no terminal provisório será direcionado à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A Infraero, que é responsável pela contratação por meio de licitação, ressalta que uma das características principais desse terminal é sua rápida instalação. Por meio de nota, o órgão também destaca que a infraestrutura é suficiente para atender a demanda, já tendo sido usada em outros eventos esportivos, como as Olimpíadas de Londres e a Copa da África do Sul.

Atualmente, o terminal de passageiros do Pinto Martins tem capacidade para 6,2 milhões de passageiros ao ano. O provisório ampliará esse fluxo em 0,4 milhão. "Além disso, com a entrega de parte das obras de reforma e ampliação do…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual