BRASIL EM PORTUGUES

Falta de ajuda do governo faz ações da Gol despencarem

As ações da Gol ficaram entre as duas maiores quedas dos papéis que integram o Ibovespa nesta terça-feira, em movimento de realização de lucros após o papel ter acumulado alta de 34% em 10 pregões, entre o dia 30 de agosto e 13 do mês passado.

No fechanento, as ações da Gol recuaram 5,88% a R$ 10,09.

No fim de semana, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, declarou ao jornal "O Estado de S.Paulo" que o governo federal não pretende socorrer as companhias aéreas brasileiras para que saiam do período de dificuldades que atravessam.

Para o analista que acompanha o setor de aviação para um banco estrangeiro, o mercado está na expectativa de que alguma medida de ajuda ao setor aéreo fosse anunciada após a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) apresentar um estudo à secretaria de Aviação Civil (SAC) sobre situação das companhias brasileiras, com uma lista de pedidos.

"Nesse sentido, a declaração da ministra representou um fluxo de notícias negativa", disse o anali sta. "Vale lembrar que essa possível ajuda do governo foi um importante fator para a ação da Gol subir no começo de setembro, além das estatísticas de tráfego forte", afirmou o profissional do banco estrangeiro.

Já outro analista, também de uma instituição financeira de capital externo que opera no Brasil, apo nta que é mais uma realização de lucros. "Acho que é mais "˜profit taking"™. Acho que essas declarações da Gleisi não são nova", afirma o profissional, lembrando que a oposição da Casa Civil ao socorro das aéreas já era conhecida do mercado.

Outro analista, de uma gestora brasileira, lembra que havia uma esperança, depois que, na sexta-feira, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, afirmou que o governo estuda sim atender ao pedido das empresas aéreas para redução de PIS/Cofins, ICMS e aumento de participação de capital estrangeiro. Franco disse que qualquer decisão deve ser divulgada antes do leilão de aeroportos, no dia 22 de novembro.

Nos primeiros oito meses deste ano, as companhias aéreas que operam no mercado doméstico tiveram retração de…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual