BRASIL EM PORTUGUES

Governo prefere Azul a Avianca para comprar TAP, diz jornal

David Neeleman, o fundador da Azul, é o preferido do governo para uma eventual compra da portuguesa TAP, segundo o jornal Valor Econômico. Na semana passada, a Azul negou a intenção de comprá-la, mas, de acordo com a publicação, o BNDES estaria disposto a apoiá-lo, caso quisesse.

Segundo fontes do governo ouvidas pelo jornal, o mais difícil é convencer o empresário a participar da privatização da TAP. Até o momento, a candidata mais cotada a arrematá-la é a Avianca, dos irmãos José e German Efromovich.

De acordo com o Valor, o governo brasileiro prefere a Azul à Avianca, por causa da dupla cidadania de Neeleman. Filho de americanos e fundador da JetBlue, nos Estados Unidos, o empresário é cidadão brasileiro por ter nascido aqui, durante um período em que seus pais participavam de uma missão de sua igreja.

Segundo o jornal, a TAP possui uma dívida avaliada em 1 bilhão de euros e precisa urgentemente de capitalização. Em dezembro de 2012, o governo português rejeitou uma oferta dos irmãos Efromovich, que incluía 35 milhões de euros de pagamento, mais uma injeção de capital de 316 milhões de euros e a assunção das dívidas.

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual