BRASIL EM PORTUGUES

Iata: Brasil tem pior desempenho doméstico do mundo

A demanda global por viagens aéreas cresceu 5,3% em março, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou nesta manhã a Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês Iata). A oferta de assentos teve aumento de 5,9% na mesma base de comparação. A taxa média de ocupação dos aviões ficou em 79,6%, um recuo de 0,5 ponto percentual.

"O crescimento da demanda, em março, representou uma desaceleração em relação a janeiro e fevereiro. É prematuro dizer se isso marca o fim dos resultados recentes muito fortes. Nós esperamos mais estímulos na forma expansão da rede e diminuição de custos das viagens. No entanto, o cenário econômico mais amplo permanece sob controle", afirmou o diretor-geral e CEO da Iata, Tony Tyler.

Na contramão do desempenho global, o Brasil registrou, mais uma vez, o pior desempenho entre os principais mercados domésticos do mundo, com recuo de 8,3% na demanda por voos domésticos em março, ante igual período de 2015. De acordo com a Iata, foi a maior queda nesse indicador em 12 anos. A oferta teve retração de 7,9% na comparação anual. A taxa média de ocupação dos aviões também teve queda, de 0,3 ponto percentual, para 75,7%.

"A perspectiva econômica e polí­tica altamente incerta (no Brasil) presume novos desafios para o mercado aéreo no curto prazo", informa a Iata, por meio de seu relatório mensal…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual