BRASIL EM PORTUGUES

Novo aeroporto da Região Metropolitana é tema de reunião

Após definir o município de Portão como local para a construção do novo aeroporto na Região Metropolitana, o Governo do Estado trabalha para acelerar as análises do Governo Federal para realização do projeto. Nesta quinta-feira, 13, o governador Tarso Genro esteve na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, em Brasília, para entregar ao secretário executivo da pasta, Guilherme Ramalho, documentos para embasar a definição. «Deixamos aqui a planta de localização do aeroporto e uma série de estudos que mostram a necessidade e a viabilidade de execução da obra», informou o governador.

Ficou acertado que até abril a Secretaria de Aviação Civil irá definir qual será o modelo de construção, gestão e operação do aeroporto. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul encaminhará as informações sobre as desapropriações e as sugestões de alterações no Plano Diretor de Portão. O ministro Moreira Franco, que estava em viagem e participou da reunião por telefone, reafirmou o compromisso com a obra, concordando com os prazos combinados.

«Com a entrega dos documentos, a Secretaria de Aviação Civil está em totais condições de definir se teremos uma PPP, concessão ou obra pública. A tendência é que o Aeroporto 20 de Setembro seja viabilizado através de um modelo que implique colaboração do poder público com a iniciativa privada», acrescentou o governador.

Ficou esclarecido, também, que o novo aeroporto será de porte internacional e terá operações paralelas ao Salgado Filho (Porto Alegre), com capacidade superior, principalmente, em transporte de cargas. Segundo a Secretaria de Aviação Civil, os recursos que serâo destinados à realização dos…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual