BRASIL EM PORTUGUES

Os dez aeroportos mais pontuais do Brasil

Levantamento feito por empresa inglesa indica os aeroportos com maior percentual de voos nos horário ao redor do mundo e país tem dez representantes.

Pode ser uma pessoa que marcou um horário com você e chegou bem depois do combinado, pode ser aquela obra que você resolveu fazer em casa e que demorou muito mais do que o previsto ou o voo que deveria sair às 20h e atrasou mais de uma hora sabe-se lá por qual motivo.

Mas como este é um blog sobre viagens, vamos nos focar no último caso apenas, ok?

O maior problema de um voo atrasado é que, muitas vezes ele causa um efeito dominó. É a bagagem que vai na conexão por falta de tempo para ser colocada na próxima aeronave, é você que pode perder esta mesma conexão, é o compromisso que você tinha no destino que acabou indo pro espaço e por aí vai"¦ Fora o incômodo, o cansaço, etc e tal.

Justamente por isso fiquei feliz quando me deparei com um relatório feito pela OAG, um empresa britânica de inteligência especializada em aviação, que detalha os aeroportos mais pontuais do mundo e, para minha surpresa, dez representantes brasileiros aparecem nas listas.

Os aeroportos foram divididos em categorias de acordo com a quantidade de passageiros que por eles passam todos os anos: pequenos (2,5 a 5 milhões), médios (5 a 10 milhões), grandes (10 a 20 milhões), principais (20 a 30 milhões) e mega (mais de 30 milhões).

Em todas as categorias, Ã excessão da mega, já que não temos nenhum aeroporto deste porte, tivemos ao menos um representante entre os mais pontuais do planeta.

A definição dada pela OAG para "dentro do horário" são os voos que partiram ou chegaram com no máximo 14 minutos e 59 segundos de seu horário agendado.

Dentre os aeroportos classificados como pequenos, temos três representantes do Brasil: Curitiba (foto) aparece em 14o lugar na lista, com 84,65% dos voos saindo no horário, Recife, em 17o, tem 83,61% de pontualidade, e Porto Alegre no 20o posto, tem 83, 54%. O aeroporto mais pontual do mundo neste critério é o de Tenerife, na Espanha, com 90,05% de pontualidade.

Já na categoria médios temos outros três brasileiros: Belo Horizonte, o quarto mais pontual do planeta, com 84,96% dos voos no horário, Santos Dumont, no Rio, o sexto, com 84,33% de pontualidade, e Viracopos, em Campinas, o 12o na lista, com 83,14%. Birmingham, na Inglaterra, lidera esta categoria, com 84,54% de voos no horário.

Outros três aeroportos nacionais aparecem listados entre os mais pontuais na categoria de grande porte. São eles Brasília, quarto na listagem, com 84,58% de pontualidade, Galeão, no Rio, o quinto colocado, com 84,25%, e Congonhas, em São Paulo, o oitavo na tabela, com 82,32 % dos voos dentro do horário. O aeroporto de Osaka, no Japão, lidera esta categoria, com 88,45% de pontualidade.

O último representante brasileiro a aparecer é o de Guarulhos, em São, Paulo, que surge como o 11o mais pontual entre os aeroportos principais, com 79,70% de voos dentro do horário. Minneapolis, nos EUA, lidera a tabela, com pontualidade de 85,72%…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual