AEROLÍNEAS

Os brasileiros usam mais smartphones para agilizar embarque em aeroportos

O levantamento feito pela Sita revelou que os brasileiros são os que mais utilizam smartphones para embarcar em aviões. A empresa de tecnologia aeroportuária realizou a pesquisa com 6,3 mil passageiros em 15 países, ano passado, e mostrou que 43% dos viajantes do país usam regularmente os dispositivos móveis para reservar e comprar voos, contra uma média global de 31%.

Outros dados da pesquisa informam que os brasileiros tem melhores expectativas quanto a melhorias nos serviços de atendimento pelos smartphones: 65% gostariam que as companhias aéreas remarcassem o voo automaticamente em caso de atrasos. O índice em outros países atinge os 55%. Os usuários do Brasil também acreditam que usarão mais o celular daqui a dois anos em serviços de aviação, em uma porcentagem de 71%, enquanto a taxa foi de 57% na Europa e 50% nos Estados Unidos.

O vice-presidente da Sita no Brasil, Mauro Pontes, explica que o braisileiro adota as novas tecnologias mais rápido, sem resistência, enquanto os norte-americanos são mais conservadores e preferem esperar as novidades «virarem moda», e caso sejam práticas e simples.

Para o médico Júlio César Ayres Ferreira, de 39 anos, o brasileiro adora tudo o que é fácil. O diretor de TI da Gol, Paulo Palaia, diz que o problema está nos serviços precários no Brasil, que faz com que os consumidores utilizem outras formas de solucionar as necessidades, como as que são oferecidas pela tecnologia e de forma colaborativa.

Os resultados da pesquisa também representam um interesse nas empresas aéreas em oferecer essas opções aos passageiros. Segundo Pontes, «fazer check-in, despachar bagagem, passar pelo raio x e controle de passaportes aborrece. O que administradores de aeroportos querem é deixar esse processo mais simples»…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual