AEROPUERTOS

Após dois anos, aeroporto de São José retoma operação de voos comerciais

A companhia Azul inicia, pela segunda vez, as operações no aeroporto de São José dos Campos (SP) nesta segunda-feira (3). O terminal aéreo estava ocioso, sem voos comerciais, desde junho de 2016, quando a TAM (atual Latam) suspendeu as atividades na cidade. Antes, a própria Azul tinha encerrado as operações em São José, em dezembro de 2014.

A companhia vai operar a rota – nos dois sentidos – entre São José dos Campos e o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), com um bimotor de 70 lugares. As passagens são comercializadas a partir de R$ 100.

O voo inaugural da Azul em São José dá início ao embarque dos passageiros às 9h. Antes, um voo que partiu do Rio tem previsão de chegada a São José às 8h10.

O aeroporto de São José tem capacidade para receber 2,7 milhões de passageiros por ano e já operou voos regulares da companhias Passaredo, Trip, Gol e da própria Azul, que em dezembro de 2014 parou de operar alegando que o baixo movimento de passageiros tornava a operação inviável. Na época ela operava rotas para Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Com as desistências das companhias entre 2014 e 2016, o aeroporto de São José, que tinha sido reformado em 2013 em uma obra que teve investimento de R$ 16 milhões, ficou ocioso.

Viabilidade
O professor do Instituto de Tecnologia Aerospacial (ITA) e especialista em transporte aéreo, Alessandro Oliveira, avaliou que o aeroporto de São José tem uma enorme capacidade em atrair outras companhias e destinos.

No entanto, ele avalia que é preciso competitividade para viabilizar a expansão das rotas aéreas. O principal concorrente ao terminal joseense é o aeroporto de Guarulhos, que fica a cerca de um hora de carro de São José, e é o maior do país…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual