AEROLÍNEAS

CEO do Aeroporto de Florianópolis quer dobrar capacidade de passageiros até 2030

Em entrevista exclusiva à CBN Diário, suiço Tobias Markert revela conversas com empresas aéreas para ampliar oferta de voos internacionais para a capital

O CEO do Aeroporto de Florianópolis, o suiço Tobias Markert, quer dobrar a capacidade de passageiros nos próximos 12 anos e aposta no aumento dos voos internacionais. O grupo Zurich, ganhou o leilão de concessão para administrá-lo nos próximos 30 anos, buscando ampliar uma estrutura há muito tempo defasada.

A expectativa é começar os trabalhos de construção no início do ano que vem, e a previsão é de praticamente dobrar a capacidade de passageiros em 12 anos. O investimento, nos próximos dois anos, será de pelo menos R$ 600 milhões.

Segundo o diretor-executivo, as conversas estão apenas no começo com companhias aéreas estrangeiras para aumentar a oferta de voos internacionais no Aeroporto Hercílio Luz.

Confira a entrevista na íntegra, com exclusividade para a CBN Diário:

CBN Diário – Quais foram as informações que a Zurich Airports tinha do aeroporto de Florianópolis antes de vencer o leilão de concessão?

Tobias Markert – A terceira rodada de privatizações foi interessante para todos que participaram, pois eram quatro aeroportos ao mesmo tempo (Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Florianópolis). Então, todos os licitantes tiveram que se preparar para os quatro aeroportos, então precisamos reunir muitas informações, obviamente. No fim, só se podia adquirir um ou dois deles. Nós fizemos uma avaliação prévia dos quatro aeroportos, tínhamos estudos feitos sobre o tráfego, como ele vai se desenvolver no futuro, e o governo brasileiro compartilhou muitas informações através da Infraero conosco, então nós pudemos ter uma ideia muito boa sobre o que nos espera aqui.

CBN Diário – Quais são os planos para o novo terminal?

Tobias Markert – Eu creio que há uma grande oportunidade aqui em Florianópolis porque o novo terminal será construído do outro lado da pista. Então, nós temos a chance de construir o que chamamos de «green field airport» (aeroporto construído em uma área ainda pouco desenvolvida). Não temos que expandir o que já está lá ou remodelar o que já está lá. Nós temos a chance de começar um novo (terminal). Isso nos dá a possibilidade para construir verdadeiramente um aeroporto de ponta, sem ter que continuar o que já está lá. Talvez não seja ideal, mas realmente construir o aeroporto que é necessário para Florianópolis, em Santa Catarina.

CBN Diário – Como está o cronograma?

Tobias Markert – O cronograma para o novo aeroporto é bem ambicioso. Precisamos concluir o terminal até outubro de 2019. Portanto, o tempo para a construção será entre 15 e 17 meses, e isso significa que nós precisamos começar os trabalhos cedo no próximo ano. Mas estamos em um ritmo muito bom. O planejamento para o novo terminal está quase completo. Nós estamos avaliando com o contrato que temos neste momento para estarmos prontos para construir a partir de janeiro ou fevereiro no ano que vem…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual