AEROPUERTOS

Ranking coloca Viracopos como 3º aeroporto mais pontual do mundo

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, aparece em terceiro lugar na lista de terminais mais pontuais do mundo em 2018, na categoria entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros/ano, de acordo com ranking divulgado pela empresa de consultoria inglesa OAG, especializada em aviação.

Na mesma categoria, Viracopos aparece como aeroporto mais pontual do Brasil. O ranking da OAG classifica anualmente aeroportos e companhias aéreas do mundo. A empresa é a principal fornecedora mundial de dados e informações sobre viagens.

Segundo a OAG, o índice de pontualidade de Viracopos foi de 85,95%, ficando atrás apenas dos aeroportos da cidade do Panamá e do aeroporto de King Fahd, na Arábia Saudita. O ranking completo pode ser acessado clicando aqui.

O relatório é baseado em mais de 57 milhões de registros de voos, usando dados do ano inteiro, de 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018. Viracopos evoluiu da 12ª posição no ano passado para a 3ª colocação mundial.

O critério de pontualidade é aplicado tanto para aeroportos quanto para empresas aéreas, pois a performance de um voo depende tanto dos processos da companhia aérea quando da infraestrutura dos aeroportos. Pela avaliação da OAG, um voo é considerado atrasado quando supera em 15 minutos o horário de pouso ou decolagem em relação ao horário previsto.

O ranking é dividido em cinco categorias por movimentação de passageiros, sendo que Viracopos aparece na categoria de aeroporto «médio porte», ou seja, que movimenta entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros/ano. Em 2017, Viracopos recebeu 9,3 milhões de passageiros. Já o dado de movimentação de passageiros em 2018 está sendo concluído e deve ficar próximo ao de 2017…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual