AEROPUERTOS

Salvador Bahia Airport é o primeiro no Brasil a receber certificação ambiental ISO 14001

O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, recebeu a certificação da ISO 14001. Esta é a primeira vez no Brasil que um aeroporto é reconhecido com a norma internacional que confirma a excelência do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Também atesta que o operador aeroportuário possui compromisso com o desenvolvimento sustentável, por meio de processos e procedimentos, e é capaz de fazer o gerenciamento do impacto ambiental de suas atividades.

A certificação, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), significa um importante passo para a gestão ambiental. A conquista da ISO 14001 é mais uma das metas ambientais da VINCI Airports que o Aeroporto de Salvador atinge antes do prazo estabelecido pela rede (2030).

Em apenas cinco anos de concessão, o Aeroporto de Salvador foi seguidamente premiado devido às iniciativas implantadas de acordo com as diretrizes da VINCI Airports. A rede tem o objetivo de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Outras metas devem ser cumpridas até 2030, como redução das emissões de carbono e de água em 50%.

Para reforçar o compromisso da VINCI Airports com ações para adoção do conceito de economia circular e de sustentabilidade, o Salvador Bahia Airport inaugurou em setembro do ano passado uma nova estrutura que concentra as principais iniciativas ambientais do terminal. Entre elas estão a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a Central de Resíduos Sólidos e um Centro da Biodiversidade com mais de 600 m² – destinado ao desenvolvimento de ações de conservação de fauna e flora.

O Complexo da Sustentabilidade é um espaço construído visando o alcance dos objetivos ambientais da rede VINCI Airports: preservar os recursos naturais, combater as mudanças climáticas e adotar a economia circular. O local também foi pensado para realização de atividades de educação ambiental e interação com a comunidade aeroportuária.

Alessandra Reis, gerente de Meio Ambiente da VINCI Airports no Brasil, comemora a conquista da certificação. «Quando assumimos o aeroporto, em 2018, iniciamos a construção do Sistema de Gestão Ambiental e a padronização dos nossos processos e procedimentos. Para a implantação do Sistema, contamos com o envolvimento de praticamente todas as áreas da empresa, por meio do alinhamento de suas atividades».

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual