BRASIL EM PORTUGUES

«Airbus e Bombardier afetarão Embraer», aponta especialista

Nesta terça-feira (17), a Airbus passou a ser acionista majoritária das ações dos modelos C-Series da Bombardier. A empresa francesa agora possui 50,01% das ações da C-Series Aircraft Limited Partnership, unidade de produção e comercialização dos jatos. De acordo com o especialista Shailon Ian (foto), a parceria traz potenciais riscos para a Embraer. (Noticias relacionadas: Airbus compra a Bombardier el 50% del negocio del programa del avión C-Series)

"Se tecnicamente os jatos da Embraer são superiores, na esfera econômica, a entrada de um peso-pesado como a Airbus no mercado pode prejudicar a Embraer", analisa o engenheiro aeronáutico formado pelo ITA e presidente da Vinci Aeronáutica.

Shailon Ian afirmou que o acesso a financiamento e recursos para desenvolvimento de aeronaves C-Series são fatores que compõem o provável acirramento da competição entre essas corporações. O outro componente seria a otimização da frota em torno de um único fornecedor. «A disputa por espaço no mercado de aviação comercial é intensa e cada centavo faz a diferença», constatou o especialista.

O engenheiro aeronáutico lembra que, na composição final do custo de uma empresa aérea, o consumo de combustível representa uma parcela importante, assim como pessoal e financiamento: "A chegada da Airbus traz fôlego financeiro e acesso a linhas de financiamento que podem impactar a equação, anulando eventuais vantagens técnicas das aeronaves da Embraer", afirmou…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual