jQuery
Brasil

Viagens ficam até 30% mais baratas na baixa temporada

Julio 31, 2015

Viagens para Disney em que pagam dois e voam três e taxa de câmbio reduzida para pagamentos em dólar de pacotes para a Europa estão entre as estratégias do setor de turismo para manter o movimento em tempos de crise econômica e alta do dólar. A baixa temporada, que começa mês que vem, trará pacotes com preços até 30% mais baixos que os do segundo semestre de 2014, avalia Magda Nassar, presidente da Braztoa, que reúne as operadoras de turismo no país.

Mesmo assim, em alguns casos, o consumidor não tem, na prática, uma queda de preços pois a valorização da moeda americana ameniza ou até anula o efeito do desconto.

— Com a crise, os pacotes estão ao menos 20% mais baratos desde o início de 2015, para caberem no bolso do consumidor. Para o turismo, o principal problema não é o preço do dólar, mas a instabilidade, que causa insegurança no viajante.

A redução de preço nos pacotes é resultado da queda no valor de bilhetes aéreos e diárias de hotel, diz Leonel Rossi, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Isso segura as vendas, mas haverá retração:

— Devemos fechar 2015 com perda de 7% a 10% em vendas. O doméstico está bem. O internacional é mais sensível.

No primeiro semestre, Rossi cita recuo de 7% nas vendas de viagens para o exterior. A Braztoa, porém, nega haver um movimento de substituição de viagens internacionais por outras domésticas. É que o corte nos preços pode compensar a alta do dólar. E, agora, será isca para o turista…

Compartir noticia por email:
Fuente: http://oglobo.globo.com/economia/viagens-ficam-ate-30-mais-baratas-na-baixa-temporada-17001276#ixzz3hN909f5k

Síguenos en Twitter: @aerolatinnews