BRASIL EM PORTUGUES

Demanda doméstica da aviação civil cai 5% em outubro

As empresas aéreas brasileiras registraram queda de 5,3% na demanda por voos domésticos em outubro, em relação ao mesmo mês de 2014. Os dados foram divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nessa segunda-feira (30). Foi a terceira redução consecutiva. O índice considera a quantidade de passageiros pagantes transportados por quilí´metro percorrido. A oferta, que considera os assentos disponibilizados por quilí´metro, caiu 3,7% no período. Mas, no acumulado do ano, os resultados ainda são positivos: a demanda cresceu 2,6% e a oferta 1,9%.

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, a Avianca destacou-se com a maior taxa de crescimento da demanda doméstica em outubro, de 14%. A Azul cresceu 1,8%. Já a Gol apresentou retração de 9% e a Tam teve sua demanda doméstica reduzida em 10%. Avianca e Azul aumentaram a oferta doméstica em 7,4% e 3,7%, respectivamente. Gol e Tam reduziram a oferta em 5,1% e 8,9%, respectivamente.

Ao todo, no mês, foram transportados oito milhões de passageiros pagantes, o que representa queda de 5,9% se comparado a outubro de 2014. A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras foi de 79,3%.

Transporte internacional

Enquanto a demanda por voos domésticos caiu, os resultados dos voos internacionais operados pelas companhias aéreas brasileiras melhoraram. Em outubro de 2015, o segmento teve a 20ª alta consecutiva, com incremento de 10,7% na demanda, em relação a outubro do ano passado. A oferta internacional cresceu pelo 15º mês consecutivo, em 5,9%. Os resultados foram recordes para os últimos dez anos…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual