BRASIL EM PORTUGUES

Brasil: Mercado de voos internacionais tem maior alta desde 2000

Em janeiro de 2017, a demanda internacional das empresas brasileiras de aviação civil apresentou aumento de 4,8%, enquanto a oferta cresceu 1,9%.

No mês, foram transportados 784 mil passageiros pagos em voos internacionais no País. Os três indicadores alcançaram nível recorde para o mês na série histórica iniciada em janeiro de 2000.

A empresa Latam tem liderado o mercado internacional entre as empresas brasileiras nos últimos anos, com participações que variaram entre 70% e 90% da demanda de passageiros (em RPK).
A Gol manteve-se com participações em torno de 15%, enquanto a Azul, que iniciou suas operações internacionais em dezembro de 2014, tem se mantido com representatividade de aproximadamente 10%.

No mesmo mês, a taxa de aproveitamento das aeronaves das empresas brasileiras no mercado internacional foi de 87,3, o que representa aumento de 2,85% em relação a janeiro de 2016 e o mais alto nível já alcançado em um mês desde o início da série histórica em janeiro de 2000. O indicador está em alta há 4 meses.

Desde 2011, o volume de carga e correio embarcado por empresas brasileiras no mercado internacional se manteve praticamente estável, com oscilações mais significativas no início de 2012 e em meados de 2013, variando em torno de 15.000 toneladas ao mês.

Em janeiro de 2017, foram carregadas 16,1 mil toneladas, o que representou um aumento de 1,6%. Esse indicador também está em alta há 4 meses.

Os dados estão disponíveis no relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado, nesta segunda-feira (6), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual