O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve nesta quinta-feira (9) em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, onde participou de uma reunião com representantes da pesca artesanal, da Cultura e de projetos ligados à preservação do mar. O encontro teve como foco a valorização cultural e o fortalecimento do turismo de base comunitária.
Durante a agenda, também foram discutidas negociações para o retorno dos voos comerciais entre Guarulhos (SP) e o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, considerado estratégico para o fomento do turismo na região.
«O turismo é uma grande solução para essa região», afirmou Freixo durante o encontro. «É muito importante ter esse contato direto com quem vive e constrói esses territórios todos os dias.»
Turismo aliado à tradição local
Um dos destaques do encontro foi a proposta de desenvolver um circuito de turismo sustentável que envolva as fazendas marinhas locais e as tradições da pesca artesanal.
«A conversa com Marcelo Freixo foi muito importante porque estamos falando de uma rota de turismo de base comunitária. É uma oportunidade de mostrar nossa essência e nossos cultivos», disse o maricultor da região, Paulo Cordeiro.
Segundo a secretária de Cultura e Economia Criativa de Arraial do Cabo, Ingrid Pendle, manter viva a tradição da pesca é essencial não só para a história da cidade, mas também para a economia.
«A preservação da cultura da pesca é de extrema relevância. Com apoio financeiro, buscamos que essa tradição permaneça como fonte de renda local, fortalecendo a economia criativa e o turismo», destacou…