A pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), voltará a receber operações de voos a partir das 6h deste sábado (21/9). Desde o dia 24 de agosto, ela passa por obras de manutenção, cujo investimento foi de R$ 9 milhões. Os trabalhos foram concluídos dentro do prazo estabelecido e executados em menos de um mês, restaurando toda a pista, que mede 1.323m x 42m. Neste período, a pista auxiliar, que recebeu adequações antes da obra, ficou disponível para que as companhias aéreas pudessem manter suas operações.
O fechamento da pista principal foi necessário devido à complexidade da tecnologia aplicada ao pavimento: a camada porosa de atrito não permite emendas e, por isso, inviabiliza a realização dos trabalhos em períodos intercalados. As equipes de trabalho atuaram 24 horas por dia, sete dias por semana, para recuperação das camadas porosa de atrito e estrutural da pista. Os trabalhos garantem a continuidade das operações nas mesmas condições de segurança atuais, e de acordo com os requisitos regulatórios demandados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), oferecendo melhora no contato entre os pneus das aeronaves com a pista molhada ou seca.
A última vez que a pista do aeroporto passou por manutenção semelhante foi em 2009. À época, o Santos Dumont seguiu operando normalmente, também por meio da pista auxiliar. A expectativa é de que a atual recuperação da pista dure em torno de 10 anos, até uma nova manutenção.