A pontualidade das operações do Aeroporto de Brasília em 2023 garantiu ao terminal brasiliense a quarta colocação no ranking entre os aeroportos mais pontuais do mundo em 2023, segundo levantamento de perfomance da Cirium, empresa de dados e análises da aviação.
O Aeroporto JK, administrado pela Inframerica, conquistou o quarto lugar no mundo na categoria de médio porte, que movimenta entre 10 e 15 milhões de passageiros por ano. Ao longo de 2023, 108.758 voos foram pontuais, isso significa que 86,62% de todos os voos do ano decolaram no horário. O terminal aéreo da capital federal fica atrás apenas dos aeroportos de Osaka no Japão, Tocumen no Panamá e Lima no Peru.
Esta análise indica também que o Aeroporto de Brasília é o mais pontual do Brasil. «Este resultado é consequência de um trabalho conjunto e sinérgico entre todos os órgãos e empresas do aeroporto», conta Josmario Brito, Superintendente de operações da Inframerica.
O Aeroporto de Brasília é o terceiro mais movimentado do país e é um dos principais centro de conexões de voos (hub) do Brasil. Cerca de 45% dos passageiros estão em conexão. «A pontualidade das nossas operações é muito importante para a malha aérea do país. Fazer com que os voos saiam no horário, garante uma malha integrada evitando atrasos em cascata em outros aeroportos», explica Brito.
A infraestrutura e a administração do terminal brasiliense são importantes para manter a pontualidade. «Contamos com duas pistas e realizamos operações simultâneas, tanto nas pistas quanto nas saídas das posições de estacionamento de aeronaves. Todo o trabalho para que passageiros e aeronaves realizem o procedimento no horário é trabalhado de forma muito colaborativa entre todas as equipes. Time de solo, Torre de Controle, fiscais de pátio, companhias aéreas, operadores do Centro de Operações, todos trabalham juntos e com um só objetivo: manter o padrão de segurança e a pontualidade dos voos», finaliza.