BRASIL EM PORTUGUES

Aeroporto de Guarulhos completa 40 anos

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, celebra 40 anos de operação neste dia 20. Maior e mais movimentado aeroporto do Brasil e um dos principais hubs de transporte aéreo da América Latina, o aeródromo registrou um novo recorde histórico de 43,6 milhões de passageiros transportados em 2024, superando o registro de 2019.

Atendendo à crescente demanda do mercado de aviação comercial, a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, investirá R$ 1,4 bilhão em obras de ampliação e modernização de sua infraestrutura. O pacote abrange a revitalização do Terminal 2; a ampliação dos Terminais 2 e 3, com construção de novos píeres – um doméstico, com dez pontes de embarque (fingers) e quatro novas posições remotas de embarque, e outro na área internacional, com 12 pontes de embarque e três posições remotas -, totalizando mais de 70 posições. As áreas operacionais ganharão novos pátios com mais 29 posições para aeronaves, que chegarão a 141.

Além dos aportes relacionados à expansão, serão instalados novos equipamentos de sistema automatizado de controle migratório (e-gate) nos terminais 2 e 3; novos equipamentos de raio-x e de check-in no Terminal 3; ampliação do sistema de bagagens; entre outros.

Avanços de 2024

As obras do Terminal 2 de passageiros foram iniciadas em 2024, com a ampliação da grande sala de embarque no lado oeste, proporcionando mais espaço e conforto aos passageiros. A modernização da área pública prevê a revitalização de pisos, paredes, forros e iluminação, além das melhorias no sistema de som e das reformas de todos os banheiros. Na área externa, estão sendo realizadas melhorias nas vias de embarque e desembarque, com a criação de novas faixas de acesso para veículos e a implantação de uma praça dedicada ao embarque e desembarque de passageiros de transporte por aplicativo, visando maior fluidez e conforto no trânsito.

Em 2024, o Aeroporto de Guarulhos registrou o retorno de rotas internacionais importantes que haviam sido suspensas durante a pandemia, como os voos para Casablanca (Marrocos), operados pela Royal Air Maroc, e para Munique (Alemanha), com a Lufthansa.

Novos destinos foram adicionados no último ano, com a GOL iniciando voos diretos para Aruba e San José (Costa Rica), a Avianca passando a operar voos diretos para Medellín (Colômbia) e a LATAM inaugurando a rota para Macapá (Amapá)…

Compartir noticia:
ANUNCIOS
SÍGUENOS
Biblioteca Virtual