A nova área para voos internacionais no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, foi apresentada nesta quarta-feira (24). A previsão é de que o primeiro voo para fora do país saia da capital capixaba no prazo de seis meses a partir do anúncio de internacionalização do aeroporto, o que deve acontecer nos próximos dias.
A princípio, os voos feitos a partir de Vitória para fora do Brasil serão para Buenos Aires, na Argentina.
Para fazer as mudanças necessárias no aeroporto, foram gastos R$ 60 mil. “O terminal estava todo preparado apenas para voos domésticos, que é uma regulação diferente do internacional. Então tivemos que fazer alguns investimentos, algumas adaptações no sentido de segregar os fluxos do doméstico para internacional”, explicou a presidente da Infraero, Martha Seillier.
O embarque internacional acontecerá na mesma área que os voos domésticos. Já quando o passageiro internacional chegar ao Espírito Santo, terá que pegar um ônibus que vai até a área de desembarque.
“O processo de desembarque internacional tem uma questão da bagagem de mão. Então isso foi uma recomendação da Receita Federal para que o processo de bagagem de mão dos passageiros que estão vindo do processo internacional não tenham contato com os passageiros do processo doméstico”, justificou o superintendente do aeroporto, Kleyton Mendes.
Mesmo com a obra, as áreas poderão alternar o uso de internacional para doméstico, quando não tiver voos para outros países.
A Gol foi a primeira companhia aérea a anunciar o interesse em fazer voos para Buenos Aires. “O voo vai operar uma vez por semana, aos sábados. Vai ser o primeiro voo internacional a partir desse aeroporto”, disse o diretor de negócios internacionais da Gol, Randall Aguero.
A partir de setembro, o aeroporto capixaba vai ser administrado pela iniciativa privada. “A Infraero é responsável pela operação do aeroporto de Vitória até o final deste ano e a gente vai fazer isso no sentido de disponibilizar todas as informações, de ajudar ao máximo o planejamento da nova companhia, para que ela consiga se estruturar, em termos de equipe e de investimentos e novos planejamentos”, garantiu Martha Seillier…